
Lançado no passado dia 29 de Agosto para a PlayStation 4 e Xbox 4, esta é a versão completa, com as expansões e melhorias do original Pillars of Eternity, publicado em 2015 pela Paradox Interactive e desenvolvido pela Obsidian Entertainment para os formatos Windows, OS X e Linux. Curiosamente, esta produção que presta homenagem aos gloriosos jogos de role play ocidentais, particularmente os da chancela BioWare, com Baldur's Gate, Icewind Dale e Planescape: Torment, nasceu sob o signo do "crowdfunding". Desde a sua fundação que a Obsidian nutre um particular interesse pelos jogos de role play clássicos, transpondo para as suas produções muitos desses elementos. Todavia, as numerosas produções que o estúdio teve a seu cargo, a dada altura quase causaram uma crise financeira, pelo que alguns títulos foram cancelados e abandonados.
Felizmente, Pillars of Eternity nasce após esse período mais conturbado, e desenvolve-se a partir dos 4 milhões angariados. É em 2012 que se dá o primeiro passo no sentido de trazer de volta o género dos role plays clássicos, de apresentação isométrica 2D, que ao longo da década de noventa ganharam notoriedade. De acordo com os produtores, o recurso ao "crowdfunding" permitiu ao estúdio não só obter os recursos indispensáveis para uma produção desta envergadura, que por via do apoio de uma editora seriam impossíveis de angariar, como ao mesmo tempo garantir a abordagem a temas mais maduros, como a escravatura e o racismo, sem ter que passar pelo crivo da editora. No fundo a Obsidian sentiu-se como um peixe na água, com liberdade para alcançar não só um tributo dos clássicos e ao mesmo tempo injectar um cunho pessoal.
O resultado é francamente bom. Aliás, há muito tempo que não me dedicava a um jogo deste género e dimensão, especialmente em formato consola, plataforma onde não manifestamente estes jogos não abundam. Apesar da tradição dos role plays no PC, a verdade é que mesmo na consola, Pillars of Eternity funciona bastante bem, de forma prática e com comandos plenamente integrados no pad. Entretanto já se sabe que a Obsidian não vai ficar por aqui. Uma vez que o original data de 2015 e na ocasião foi bem recebido tanto pelos fãs como pela crítica, em Janeiro deste ano foi anunciado pela produtora o desenvolvimento da sequela: Pillars of Eternity II: Deadfire. É bom que esta nova vaga de role plays de formato clássico perdure, acrescentando mais histórias e aventuras. Muitas produtoras são batidas nestas produções, criando histórias fascinantes com tremendos elementos que foram marca ao longo de décadas.
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