Pular para o conteúdo principal

Pillars of Eternity: Complete Edition - Análise

Eurogamer.pt
Pillars of Eternity: Complete Edition - Análise

Lançado no passado dia 29 de Agosto para a PlayStation 4 e Xbox 4, esta é a versão completa, com as expansões e melhorias do original Pillars of Eternity, publicado em 2015 pela Paradox Interactive e desenvolvido pela Obsidian Entertainment para os formatos Windows, OS X e Linux. Curiosamente, esta produção que presta homenagem aos gloriosos jogos de role play ocidentais, particularmente os da chancela BioWare, com Baldur's Gate, Icewind Dale e Planescape: Torment, nasceu sob o signo do "crowdfunding". Desde a sua fundação que a Obsidian nutre um particular interesse pelos jogos de role play clássicos, transpondo para as suas produções muitos desses elementos. Todavia, as numerosas produções que o estúdio teve a seu cargo, a dada altura quase causaram uma crise financeira, pelo que alguns títulos foram cancelados e abandonados.

Felizmente, Pillars of Eternity nasce após esse período mais conturbado, e desenvolve-se a partir dos 4 milhões angariados. É em 2012 que se dá o primeiro passo no sentido de trazer de volta o género dos role plays clássicos, de apresentação isométrica 2D, que ao longo da década de noventa ganharam notoriedade. De acordo com os produtores, o recurso ao "crowdfunding" permitiu ao estúdio não só obter os recursos indispensáveis para uma produção desta envergadura, que por via do apoio de uma editora seriam impossíveis de angariar, como ao mesmo tempo garantir a abordagem a temas mais maduros, como a escravatura e o racismo, sem ter que passar pelo crivo da editora. No fundo a Obsidian sentiu-se como um peixe na água, com liberdade para alcançar não só um tributo dos clássicos e ao mesmo tempo injectar um cunho pessoal.

O resultado é francamente bom. Aliás, há muito tempo que não me dedicava a um jogo deste género e dimensão, especialmente em formato consola, plataforma onde não manifestamente estes jogos não abundam. Apesar da tradição dos role plays no PC, a verdade é que mesmo na consola, Pillars of Eternity funciona bastante bem, de forma prática e com comandos plenamente integrados no pad. Entretanto já se sabe que a Obsidian não vai ficar por aqui. Uma vez que o original data de 2015 e na ocasião foi bem recebido tanto pelos fãs como pela crítica, em Janeiro deste ano foi anunciado pela produtora o desenvolvimento da sequela: Pillars of Eternity II: Deadfire. É bom que esta nova vaga de role plays de formato clássico perdure, acrescentando mais histórias e aventuras. Muitas produtoras são batidas nestas produções, criando histórias fascinantes com tremendos elementos que foram marca ao longo de décadas.

Read more…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mapa de Fallout 76: tamanho, regiões, locais e muito mais

Xbox Power O mapa de Fallout 76: tamanho, regiões, locais e muito mais Fallout 76 não apenas lançou um novo e ambicioso toque multiplayer na franquia de RPG, mas também apresenta um local novo e totalmente inexplorado. Ao apresentar a primeira versão da franquia em West Virginia, os jogadores receberão um mapa totalmente novo para descobrir, abrangendo seus marcos e segredos ocultos mundialmente famosos. Aqui nós falamos mais sobre o mapa, as regiões e os locais confirmados do Fallout 76 , antes do lançamento programado para este ano Fallout 76 acontece no pós-guerra da Virgínia Ocidental, com os jogadores assumindo o papel de membros do Vault 76. O Vault 76 está localizado no lado oeste do estado e foi projetado para abrir em 2102, 25 anos após o início da “Grande Guerra“, e 200 anos antes dos eventos de Fallout 4 . O mais antigo jogo de Fallout foi lançado em 2161, então vamos dar uma olhada por mais de meio século antes dos jogos anteriores. As consequências...

PowerCast #26 Parte 2 – Nossas previsões e desejos para a E3 2019

Audio is not supported in your browser Fala pessoal do lado verde da força, depois de um longo hiato estamos de volta com o nosso PowerCast . E estamos de volta com um tema delicioso, a nossa querida E3 2019! E vamos falar um pouco das nossas expectativas e viajadas na maionese. Parte 02: Vamos falar de Xbox e Microsoft! Se preferir, também é possível ouvir pelo SoundCloud , e digo mais… em background no seu Xbox One !!! Clique para conferir a Parte 01 . Clique para conferir o Artigo sobre Dragon Age citado no PowerCast. Não esqueça de deixar suas críticas e sugestões, pois elas são extremamente importantes para a gente! No próximo PowerCast iremos ler e citar as mensagens que forem enviadas para nossa equipe, então participe! Siga a equipe do Xbox Power Guido “Guidoncio” Silva Gamertag: Guidoncio Twitter: @guidoncio Alvanista: @guidoncio Marcelo Brambz Gamertag: Vingador Brambz Twitter: @vingadorbrambz Michael Melo Gamertag: michaeldmelo Twitter: @michaeldmelo ...

Análise: Assassin’s Creed Origins – DLC A Maldição dos Faraós

Xbox Power Análise: Assassin’s Creed Origins – DLC A Maldição dos Faraós Algo que ninguém pode negar é que a Ubisoft fez um impecável serviço pós-lançamento para Assassin’s Creed Origins , não apenas com os conteúdos gratuitos como as Provações dos Deuses e as atualizações com novas mecânicas e modos, mas também em relação com os seus conteúdos pagos. A primeira expansão foi incrível e a segunda e última, que ganhou o nome de A Maldição dos Faraós , conseguiu subir ainda mais o nível de qualidade do título. A expansão assim como a sua antecessora, traz uma série de informações e experiências novas, que realmente acrescentam ao jogo base. História A Maldição dos Faraós traz uma história recheada de misticismo e muita mitologia egípcia, com acontecimentos que ocorrem quatro anos após a narrativa do jogo base. Bayek viaja para Tebas para descobrir o segredo de uma maldição que foi lançada e que trouxe vida para monstros místicos e faraós mortos-vivos, que estão ressurgindo e ...