
Anteriormente conhecida como Harvest Moon, a Nintendo publica agora, na Europa, a mesma série com o nome Story of Seasons, uma produção da Marvelous Interactive. Depois de Story of Seasons eis-nos diante da suposta sequela, rebaptizada como Trio of Towns, de forma a salientar a especificidade desta jornada no campo, com destaque para as três vilas. Nelas encontramos particularidades ao nível do modo de vida e da cultura. Desde 1996, com o lançamento de Havrvest Moon para a Super Nintendo, que é grande a projecção da vida rural nas consolas da Nintendo.
Na prática estamos perante um simulador da vida real no campo, onde crescemos como pessoas mas fazemos outras tarefas imprescindíveis ao funcionamento da quinta: alimentamos os animais, plantamos uma série de alimentos e até podemos encontrar uma pessoa com quem para além da partilha de uma série de coisas podemos estabelecer um relacionamento, casar e criar descendentes. São jogos extensíssimos, que se prolongam facilmente em sessões de jogabilidade que nos fazem perder a noção do tempo. Mas há que ver que são jogos de uma estrutura muito peculiar e simplificada, que poderá não agradar a todos, tendo em conta o desenvolvimento lento. Para os fãs, dir-se-á que é um jogo onde se vêem facilmente nas suas sete quintas, para os outros poderá ser mais complicado conquistar o interesse.
Todavia, a Marvelous parece estar disposta em dar um novo alento nesta edição Trio of Towns. O ritmo narrativo é vagaroso, com muito texto e breves sequências animadas, sempre com música em fundo. As primeiras horas, para quem não esteja acostumado à série, podem levar muita gente a desesperar, embora muito do que nos é mostrado seja essencial para perceber a composição do jogo. Resumindo, somos uma personagem (rapaz ou rapariga cabe-vos decidir) que um dia toma a decisão de partir para o campo e fazer da agricultura o modo de vida, adquirindo assim a independência dos pais. Com o apoio de um tio, que começa por conduzir a personagem pela quinta, ao mesmo tempo que a introduz às principais tarefas, dá-se a adaptação à nova realidade.
Comentários
Postar um comentário