Pular para o conteúdo principal

Análise: Samurai Shodown

Os anos 90 foram uma ótima época para os jogos de luta, os jovens lotavam os fliperamas e esse estilo de jogo reinava nessa época. Com grandes lançamentos como Mortal Kombat e Street Fighter, para se destacar entre os jogadores precisava haver algum diferencial. Foi nesse pensamento que surgiu Samurai Shodown, um jogo que tinha uma jogabilidade mais cadenciada e estratégica.

Claro que isso tornou o jogo não tão popular quanto os jogos citados acima. Mas fez com que uma legião de fãs o admirasse, pois eram aqueles que desejavam algo mais estratégico. Chegando em 2019, Samurai Shodown surge como um misto de continuação e remake, pois ele avança no tempo, mas não nega suas origens. Mas será que hoje temos espaço para um jogo desse tipo?

XADREZ COM ESPADAS

Uma das características mais marcantes na franquia é sua jogabilidade mais cadenciada, o jogador deve analisar cada movimento antes de executar. Um passo em falso e seu golpe vira um contra-ataque do adversário. Como em um jogo de xadrez que é um jogo mais estratégico, em Samurai Shodown o jogador deverá estudar seu adversário, para então dar o xeque-mate.

Estude os movimentos do adversário

Jogadores que gostam de velocidade podem estranhar essa jogabilidade mais lenta, mas é algo presente em todos os jogos da franquia. Dessa forma, quem não conhece pode necessitar de um maior aprendizado. Algo que pode ser obtido ao jogar o modo Dojo, onde o jogador poderá lutar contra sombras e aprimorar suas habilidades. A dificuldade do jogo também pode ser ajustada, dando uma maior liberdade.

MODO HISTÓRIA BÁSICO

O modo história não se aprofunda muito em questões de narrativa, mas cumpre seu papel ao mostrar alguns conteúdos relevantes de cada personagem. Já a vilã é bem construída e sinistra, com transformações que aumentam a dificuldade consideravelmente.

MODO ONLINE FRUSTRANTE

Um dos pontos mais negativos do jogo, na minha opinião, foi o modo online, onde tive diversos problemas para encontrar uma partida. Aguardei diversas vezes e até entrei em contato com outras pessoas para ver se o problema era só comigo. Várias pessoas tiveram o mesmo problema para jogar nesse modo. Claro que esse aspecto pode ser melhorado através de um update, então vamos torcer para que isso não interfira no número de vendas do jogo.

NOVOS PERSONAGENS APROVADOS

Um dos grandes problemas dos jogos de luta é desenvolver novos personagens, que sejam tão bons quanto os clássicos. Em Samurai Shodown isso foi feito com maestria, unindo o novo ao já estabelecido. Personagens como o novo protagonista Yashamaru farão muito sucesso, pois foram feitos com muito carinho, trazendo personalidade aliada a golpes cada vez mais mortais.

SOM E GRÁFICOS

Ao assistir alguns gameplays antes do lançamento de Samurai Shodown, tive a impressão de que os gráficos não estariam com um traço satisfatório. Mas me surpreendi positivamente ao jogar por alguns minutos e perceber que o jogo esta bonito e com uma arte que se reinventa, mas que ainda mantêm a essência da franquia.

Os cenários do jogo, em alguns casos, parecem pinturas, com elementos que te fazem ficar admirando aquele lugar. Posso citar a fase de Genjuro que tem um mistura de cores bem interessantes e dão um ar de batalha épica. O design dos personagens é bem bonito e cheio de detalhes, com belas expressões faciais quando o lutador aplica um golpe, por exemplo. Além disso os golpes especiais são cheio de estilo e dão um charme extra para a luta.

Alguns cenários parecem pinturas de tão belos.

O Som clássico está de volta, desde a narração da abertura até mesmo algumas músicas que marcam a franquia. Samurai Shodown não é dublado, mas possui legendas em Português do Brasil, o que é uma vitória, se tratando para um jogo nipônico.

OPINIÃO

Aficionados pela franquia ou por jogos de luta irão amar Samurai Shodown, afinal a base do jogo está muito boa. Ter um jogo mais cadenciado traz uma variedade para o mercado de jogos de luta, que já está bem cheio. Os únicos problemas que podem afetar a escolha do jogador é o modo online, que ficou bem abaixo do esperado. Claro que é algo que poderá ser melhorado com futuros updates, mas foi algo que me incomodou demais. Eu testei o jogo um pouco depois do lançamento e ainda estava com esses problemas.

As questões técnicas como desempenho gráfico e performance rodaram perfeitamente, inclusive no Xbox One S onde foram feitos os testes. Voltando a falar dos gráficos, os cenários parecem pinturas orientais, e isso traz um charme único ao jogo.

Clique e confira na Microsoft Store

 

 

O post Análise: Samurai Shodown apareceu primeiro em Xbox Power.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mapa de Fallout 76: tamanho, regiões, locais e muito mais

Xbox Power O mapa de Fallout 76: tamanho, regiões, locais e muito mais Fallout 76 não apenas lançou um novo e ambicioso toque multiplayer na franquia de RPG, mas também apresenta um local novo e totalmente inexplorado. Ao apresentar a primeira versão da franquia em West Virginia, os jogadores receberão um mapa totalmente novo para descobrir, abrangendo seus marcos e segredos ocultos mundialmente famosos. Aqui nós falamos mais sobre o mapa, as regiões e os locais confirmados do Fallout 76 , antes do lançamento programado para este ano Fallout 76 acontece no pós-guerra da Virgínia Ocidental, com os jogadores assumindo o papel de membros do Vault 76. O Vault 76 está localizado no lado oeste do estado e foi projetado para abrir em 2102, 25 anos após o início da “Grande Guerra“, e 200 anos antes dos eventos de Fallout 4 . O mais antigo jogo de Fallout foi lançado em 2161, então vamos dar uma olhada por mais de meio século antes dos jogos anteriores. As consequências...

PowerCast #26 Parte 2 – Nossas previsões e desejos para a E3 2019

Audio is not supported in your browser Fala pessoal do lado verde da força, depois de um longo hiato estamos de volta com o nosso PowerCast . E estamos de volta com um tema delicioso, a nossa querida E3 2019! E vamos falar um pouco das nossas expectativas e viajadas na maionese. Parte 02: Vamos falar de Xbox e Microsoft! Se preferir, também é possível ouvir pelo SoundCloud , e digo mais… em background no seu Xbox One !!! Clique para conferir a Parte 01 . Clique para conferir o Artigo sobre Dragon Age citado no PowerCast. Não esqueça de deixar suas críticas e sugestões, pois elas são extremamente importantes para a gente! No próximo PowerCast iremos ler e citar as mensagens que forem enviadas para nossa equipe, então participe! Siga a equipe do Xbox Power Guido “Guidoncio” Silva Gamertag: Guidoncio Twitter: @guidoncio Alvanista: @guidoncio Marcelo Brambz Gamertag: Vingador Brambz Twitter: @vingadorbrambz Michael Melo Gamertag: michaeldmelo Twitter: @michaeldmelo ...

Análise: Assassin’s Creed Origins – DLC A Maldição dos Faraós

Xbox Power Análise: Assassin’s Creed Origins – DLC A Maldição dos Faraós Algo que ninguém pode negar é que a Ubisoft fez um impecável serviço pós-lançamento para Assassin’s Creed Origins , não apenas com os conteúdos gratuitos como as Provações dos Deuses e as atualizações com novas mecânicas e modos, mas também em relação com os seus conteúdos pagos. A primeira expansão foi incrível e a segunda e última, que ganhou o nome de A Maldição dos Faraós , conseguiu subir ainda mais o nível de qualidade do título. A expansão assim como a sua antecessora, traz uma série de informações e experiências novas, que realmente acrescentam ao jogo base. História A Maldição dos Faraós traz uma história recheada de misticismo e muita mitologia egípcia, com acontecimentos que ocorrem quatro anos após a narrativa do jogo base. Bayek viaja para Tebas para descobrir o segredo de uma maldição que foi lançada e que trouxe vida para monstros místicos e faraós mortos-vivos, que estão ressurgindo e ...